futebol de areia

Futebol de Areia: Conheça a história, regras e muito mais.

Neste artigo você vai conhecer detalhadamente um dos esportes de praia mais populares no Brasil e no mundo, que é o Futebol de Areia.

O Futebol é o esporte mais popular a nível mundial, então, obviamente, seríamos ingênuos se acreditássemos que não dariam um jeito de trazê-lo para as praias, não é mesmo?

O Futebol é um esporte muito amado pelas pessoas, especialmente pelos sul-americanos. Por isso, é claro que daria muito certo essa adaptação.

Tudo que envolve bola e pés cai no gosto da galera muito fácil independentemente do ambiente. Porém, o Futebol de Areia possui algumas características bem peculiares, e que tornam o esporte bem diferenciado.

Isso você também vai ver ao decorrer do artigo. Então, sem mais delongas. Vamos ao conteúdo.

O que é Futebol de Areia

O Futebol de Areia é uma modalidade esportiva que deriva do Futebol de Campo.

Apesar da individualidade se sobressair bastante no Futebol, esse é um esporte coletivo, onde as duas equipes que se confrontam têm o objetivo de fazer a bola passar por entre as traves para marcar o gol.

Os jogadores de linha, precisam fazer isso sem pôr a mão nem o braço na bola.

O único jogador que pode usar as mãos é o goleiro, que precisa defender o gol.

A equipe que fizer mais gols no tempo determinado vence o jogo.

Peculiaridades

Como eu disse, esse esporte possui algumas peculiaridades. Então, acho muito relevante destacar aqui algumas delas. Veja:

  • O tempo de jogo é reduzido, se comparado ao futebol tradicional, mas isso deve-se ao fato de que se locomover na areia é muito mais cansativo do que se locomover em um campo ou em uma quadra;
  • Por conta da bola não correr muito bem na areia, os jogadores preferem efetuar os passes pelo alto, e isso torna o esporte muito interessante, pois podemos observar muitos voleios, “bicicletas” e vários tipos de jogadas bonitas;
  • Outra coisa que acho interessante destacar é que os jogadores jogam descalços, diferentemente do Futebol de Campo e de Quadra, em que os jogadores usam chuteiras.

História do Futebol de Areia

Conhecido como país do Futebol, o Brasil carrega esse grande orgulho: os primeiros jogos de futebol disputados em praias aconteceram no litoral do gigante sul-americano.

Desde a década de 30 já se observava essa prática aqui no Brasil, e nos anos 60 sabe-se sobre campeonatos dessa modalidade sendo disputados. Entretanto, apenas em 1993 aconteceu o primeiro campeonato oficial de Futebol de Areia.

O campeonato foi disputado entre 4 seleções. São elas: Brasil, EUA, Itália e Argentina.

E, se você está curioso(a), o Brasil saiu vencedor da competição.

A partir disso, a modalidade começou crescendo e, então, no ano seguinte, houve o primeiro campeonato mundial na praia de Copacabana.

Somente em 2004, a FIFA tomou conhecimento da ascensão do Futebol de Praia e se tornou o principal órgão gestor do esporte e, até hoje, os campeonatos a nível mundial são organizados pela FIFA.

Dimensões da quadra

A quadra de futebol de areia tem a característica de ser mais curta, porém mais larga, tendo 35 a 37 metros de comprimento e 26 a 28 metros de largura.

As traves possuem as mesmas dimensões que as do Futebol de Campo, ou seja, 5,5 metros de comprimento por 2,2 metros de altura.

Para a distribuição das partes do campo são utilizadas bandeiras. Para marcar a divisão central do campo é utilizada uma bandeira de cada lado, assim como para marcar a área de cada goleiro, que tem normalmente 9 metros.

Areia do campo do Futebol de Areia

Apesar de muitos chamarem a modalidade de “Futebol de Praia”, não é necessário que o campo de jogo seja localizado em uma praia.

Mas, claro, o jogo necessariamente precisa acontecer sobre as areias e, para que tudo ocorra bem, devem ser seguidas algumas recomendações como: ter pelo menos 40cm de profundidade de areia e que seja uma areia peneirada para evitar que dejetos possam machucar os jogadores.

Regras do Futebol de Areia

Número de jogadores

Os jogos são disputados por duas equipes. Cada equipe entra em campo com 5 jogadores (1 goleiro e 4 jogadores de linha).

Pela regra da FIFA, que teve sua última alteração em 2017, cada equipe pode contar com 7 jogadores reservas.

Substituições no Futebol de Areia

Diferentemente do Futebol de Campo, as regras oficiais do Futebol de Areia, não estipulam nenhum limite para substituições, inclusive, as substituições podem ser efetuadas em qualquer momento do jogo.

Tempo de jogo

Uma partida de Futebol de Areia é dividida em 3 tempos de 12 minutos. Porém, quando o juiz para o jogo por algum motivo (falta, gol, etc.) o cronômetro é parado.

Neste esporte, se ao final dos 36 minutos o jogo ainda estiver empatado, 3 minutos são acrescentados para dar a chance do desempate. Se após os 3 minutos o jogo ainda estiver empatado, a decisão vai para os pênaltis.

Arbitragem

Numa partida de futebol de areia, há dois árbitros principais. Ambos têm a mesma função e autoridade. No entanto, caso haja divergências entre os dois, prevalece a decisão do primeiro árbitro.

As punições seguem a mesma lógica do futebol tradicional: cartão amarelo para uma advertência mais leve e cartão vermelho em caso de expulsão.

Bolas paradas

Assim como as demais variações do Futebol, nessa modalidade as bolas paradas são um complemento muito importante e, por isso, não podemos deixar de falar a respeito desse assunto.

Saída

A saída é o momento em que o duelo começa. Essa bola parada é observada no início de cada tempo, mas, também acontece quando uma equipe faz gol.

A equipe que sofre o gol sempre tem a bola para fazer a saída.

No Futebol de Areia, a saída pode ser uma grande oportunidade de marcar um gol e, por conta disso, na maioria das vezes, os jogadores tentam chutar a bola ao gol.

Tiro-Livre Direto

Quando um jogador sofre a falta, o mesmo tem a bola para efetuar um chute na tentativa de marcar um gol.

Dois pontos importantes a se observar sobre os Tiros-Livres neste esporte são:

  • Sempre, o jogador que sofre a falta é o batedor (com exceção de casos de lesões);
  • Nenhum jogador de time adversário pode ficar entre as traves e a bola no momento da cobrança da falta, com exceção do goleiro, claro.

Penalidade Máxima

É bem parecida com o tiro-livre direto, porém, quando a falta é cometida mais próximo do gol (dentro da área do goleiro), o local de realização da cobrança fica mais próximo do gol e em um ponto específico.

Principais jogadores do Futebol de Areia

Bom, agora que já falamos sobre história, regras, etc., considero interessante mostrar os países que já foram campeões mundiais desde a oficialização do esporte.

Veja:

Todos os campeões:

Copa do Mundo Fifa

  • 2005 – campeão: França;
  • 2006 – campeão: Brasil;
  • 2007 – campeão: Brasil;
  • 2008 – campeão: Brasil;
  • 2009 – campeão: Brasil;
  • 2011 – campeão: Rússia;
  • 2013 – campeão: Rússia;
  • 2015 – campeão: Portugal;
  • 2017 – campeão: Brasil.

Mundial da Beach Soccer Worldwide

  • 1995 – campeão: Brasil;
  • 1996 – campeão: Brasil;
  • 1997 – campeão: Brasil;
  • 1998 – campeão: Brasil;
  • 1999 – campeão: Brasil;
  • 2000 – campeão: Brasil;
  • 2001 – campeão: Portugal;
  • 2002 – campeão: Brasil;
  • 2003 – campeão: Brasil;
  • 2004 – campeão: Brasil.

Desfecho

Sem dúvidas, o Futebol de Areia é uma grande paixão dentro do mundo esportivo.

Em especial para os brasileiros, que simplesmente amam bater um balão na beira mar, não é verdade. No entanto, sabemos que essa não é uma paixão somente dos brasileiros, mas também de muitos amantes do futebol mundo afora.

E aí, vamos jogar uma bolinha na beira mar?

Bom, espero que este artigo tenha te ajudado da melhor maneira. Agradeço por ter permanecido até aqui.

Forte abraço!

Viagem foto criado por freepik – br.freepik.com

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *